Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Joana D’arc nascia há 606 anos



Joana D’arc nasceu de uma família de camponeses na região da Lorena, na França, em 1412. Na época, a Europa vivia uma série de conflitos entre França e Inglaterra que ficou conhecida como Guerra dos Cem Anos (1337-1453).

Joana D’arc acreditava ouvir vozes de anjos e santos, que lhe passaram a missão de libertar a França da dominação inglesa. Ela conseguiu um encontro com o rei e ganhou a permissão de estar ao lado dos soldados franceses em batalha. Vestida como um soldado, equipada com uma espada e um estandarte, Joana D’arc contribuía com palavras de confiança e sua fama de guerreira se espalhou por toda a França.

Apesar das primeiras vitórias, Joana D’arc não conseguiu tomar Paris dos ingleses, e acabou capturada em outra batalha. Foi vendida ao rei da Inglaterra, e após um extenso julgamento foi condenada à fogueira e executada em 30 de maio de 1431, então com 19 anos.

A Guerra dos Cem anos envolveu disputas territoriais, o controle do comércio de lã da região dos Flandres e a sucessão do rei francês Carlos 4º, que morreu em 1328 sem deixar herdeiros. Com a vitória dos Franceses, a condenação de Joana D’arc foi anulada anos mais tarde, e já no século XX, a jovem foi canonizada e é a padroeira da França desde 1920.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura