Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Simone de Beauvoir: há 110 anos, nascia um ícone



Nascida em Paris, em 9 de janeiro de 1908, Simone de Beauvoir foi escritora, filósofa existencialista, teórica social e ativista política. É considerada um ícone do pensamento filosófico feminista, e suas ideias dialogam com o existencialismo do filósofo Jean Paul Sartre, que defende a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que tal liberdade pode nos trazer.

Em sua obra "O Segundo Sexo", Simone traça uma análise sobre o papel que é designado à mulher na sociedade e sobre a construção do que é ser mulher- o que traz à tona a distinção entre gênero e sexo. A abordagem de Beauvoir estuda a hierarquia social do gênero masculino sobre o feminino: “A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele: ela não é considerada um ser autônomo”.

PRINCIPAIS OBRAS

Memórias de uma Moça Bem-Comportada; A Força das Coisas; Tudo Dito e Feito; O Segundo Sexo; Uma Morte Suave

Abaixo disponibilizamos uma questão do Enem que citou Simone de Beauvoir. Aproveite que o Cursinho da Poli está com as matrículas abertas e venha aprender muito mais na sala de aula com nossos mestres. Clique aqui.

Confira a questão:

(Enem 2015)  Ninguém nasce mulher; torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)

a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.  

b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.  

c) organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.  

d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.   


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura