Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Dia Internacional da Mulher: ícones que marcaram a história



A celebração do Dia Internacional da Mulher remonta a diversos acontecimentos históricos. Especula-se que a data surgiu a partir de um incêndio provocado pela polícia em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, quando mais de 100 operárias, após uma greve por melhores condições de trabalho, morreram carbonizadas. O incidente ocorreu em 25 de março daquele ano e sem dúvidas marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20. No entanto, a batalha pelo espaço feminino foi marcada por diversas mulheres na história até bem antes disso.

Selecionamos seis dessas figuras notáveis para você conhecer melhor. Poderíamos citar milhares, afinal, mulheres fazem história todos os dias, mas não caberia aqui.

Se liga nesses ícones que representaram em diversos âmbitos da sociedade:

Joana D'arc - Guerreira
Pobre e analfabeta, aos 17 anos e sem nenhum conhecimento militar, comandou, na base da fé, um grupo de soldados durante a Guerra dos Cem Anos. Joana lutou ao lado dos soldados franceses, vestida como eles, contra a dominação inglesa.

Ada Lovelace - Programadora
Ada Lovelace é considerada a primeira programadora do mundo, até mesmo antes da fabricação do primeiro computador como conhecemos. Ela foi a primeira pessoa a afirmar que um computador poderia chegar a representar não apenas números, mas também entidades genéricas como palavras ou notas musicais.

Frida Kahlo - Pintora
Mexicana, retratou nos quadros suas dores e explorou temas como o casamento, a maternidade, a bissexualidade e o aborto. Frida se tornou um ícone do surrealismo e do universo feminino na década de 50.

Marie Curie - Cientista
Física e química polonesa. Antes de se tornar uma cientista renomada, seu caminho foi difícil: foi até mesmo impedida de entrar no ensino superior regular, que só aceitava homens. Foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em áreas diferentes.

Cora Coralina - Escritora
Foi uma poetisa e contista brasileira. É uma das principais escritoras brasileiras e publicou seu primeiro livro aos 76 anos. Ela ficou conhecida como a “poeta do cerrado”.

Valentina Tereshkova - Cosmonauta, engenheira
A primeira mulher a viajar para o espaço, em 16 de junho de 1963. Deu 48 voltas em torno da Terra durante 71 horas, mais tempo do que o previsto, por causa de um erro na trajetória da sua nave.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura