Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica: Tropicália ou Panis Et Circensis



O álbum-manifesto 'Tropicália ou Panis Et Circensis', que completa 50 anos em 2018, é uma das obras definitivas da cultura brasileira. O disco sintetiza muito do que era a arte no Brasil em 1968, além de pincelar aspectos sociais e políticos da época poeticamente. Composto por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Gal Costa, Tom Zé, Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias (Os Mutantes), aliados aos arranjos de Rogério Duprat, a obra é um clássico da música popular brasileira (MPB) e de um movimento artístico-revolucionário que deixou um legado atemporal para as atuais e futuras gerações.

O álbum, além de apreciado, pode e deve também ser estudado. Foi conteúdo obrigatório nos últimos três anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - a primeira obra musical a ser selecionada por um vestibular brasileiro. A poesia do disco se aplica num conceito maior de literatura, conhecimento cobrado dos vestibulandos. O estudante também precisa compreender a linguagem estética e o contexto em que foi produzido – o que os artistas vivenciaram na época.

É fundamental que você, vestibulando, tenha contato com produtos culturais de outras épocas e compreenda sobre suas ricas contribuições para a arte e para a história do país. Serve também como inspiração aos artistas das novas gerações.

Venha estudar mais a respeito com a gente! Os nossos professores e plantonistas estão aqui para te ajudar a conhecer e entender novas formas de aprendizado. Matricule-se já!

Ouça o álbum na íntegra:

 


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura