Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Edital Enem 2018: Confira as novidades!



Atenção, galera: o edital do Enem 2018 foi publicado e tem novidades! A principal é que os candidatos ganharam 30 minutos a mais no segundo dia de provas para encarar 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O edital do Enem é divulgado todo ano pelo MEC (Ministério da Educação) e determina as principais regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse documento é o mesmo que já definia, por exemplo, a obrigatoriedade de preencher o cartão-resposta e folha de redação com caneta esferográfica preta e os horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova.

Isenção
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deverá ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. São isentos os seguintes perfis:

  • Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
  • Participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do ano passado.

Redação e Direitos Humanos

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero. No Enem 2018, quem utilizar discurso que desrespeite os direitos humanos pode perder pontos, já que uma das competências avaliadas pela banca exige do candidato “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

Para ler o edital completo, clique aqui.
 


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura