Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica: “O botão de pérola”



O Chile é um país definido, principalmente, pelas águas: o território é extenso e está entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Segundo Patrício Guzmán, diretor e narrador do documentário 'O botão de pérola', nossa indicação cultural, o país “tem o mar como maior fronteira” e, além de ser fonte de vida, suas águas também ocultam mortes.

Neste documentário, o cineasta e narrador, ao usar o mar como elemento de conexão, aponta e reflete sobre o massacre dos povos indígenas da Patagônia, e também a outros massacres e assassinatos, perpetrados em nome da História, ocorridos principalmente durante a ditadura de Augusto Pinochet*.

Poético, metafórico e documental, o filme traça dimensão política com aspectos geográficos, culturais e até mesmo astrofísicos, ao estabelecer elos com o Universo e as estrelas. Tudo está conectado – e é importante que você, como vestibulando, compreenda a interdisciplinaridade de eventos, locais e datas.

 

*Quer saber mais sobre esses temas? Matricule-se já e explore nas nossas aulas de História, Geopolítica e Geografia! Nossos professores e plantonistas são mais que capacitados para te ajudar. Além disso, um dos diferenciais do Cursinho da Poli é o 'Aprender a Conhecer', aula interdisciplinar e exclusiva que entrou para o nosso currículo em 2012 e aborda temas que transcendem a separação das disciplinas. Aprender a conhecer significa adquirir perspectivas de análise abrangentes como as que têm exigido os exames do Enem e dos principais vestibulares.

Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura