Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica: “A Chegada”



A nossa indicação cultural é uma ficção científica filosófica que cria uma aliança entre a física, as áreas humanas e as ciências sociais. Trata-se do filme “A Chegada”, dirigido por Denis Villeneuve.

A trama aborda a interação entre humanos e alienígenas pelo aspecto da linguagem. Naves extraterrestres de 450 metros de altura chegam às principais cidades do mundo e, com a intenção de se comunicar com os visitantes, o governo americano convoca a doutora em linguística Louise Banks (Amy Adams) e o físico teórico Ian Donnelly (Jeremy Renner). Esse time único, criado pela conexão entre as ciências, tem um objetivo: desvendar o desconhecido. O que eles querem? São mesmo uma ameaça à humanidade?

O silêncio dos ETs gera medo na população. O não-saber gera o caos: forças armadas em estado de alerta, mídia em crise. A sociedade vive uma balbúrdia: o mundo está à beira do colapsopolítico, social e econômico. Inicialmente, as autoridades das nações cooperam entre si, trocando informações sobre seus esforços de tradução, mas aos poucos se cria uma competição entre as grandes potências. Há uma guerra em eminência, mesmo sem nenhum tom de ameaça dos visitantes estrangeiros.

A história do filme, portanto, nos leva a vários questionamentos e reflexões sobre o ser humano, a sociedade, o tempo, as políticas e suas nuances: a importância da comunicação, o relacionamento entre as nações, a cooperação entre as ciências...

Dica imperdível para complementar os estudos* de linguagens, geopolítica, sociologia, filosofia e física. Bom filme!

*A dica é cultural e ajuda a compreender melhor os assuntos, mas o conteúdo das disciplinas você aprende aqui. Matricule-se clicando aqui!


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura