Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica: “A máscara em que você vive”



A questão de gênero é um debate essencial tanto para homens quanto para mulheres. Na sociedade contemporânea, é importante compreender e refletir sobre a cultura da violência e as diferentes formas de opressão enraizadas. O documentário “The Mask You Live In” (A máscara em que você vive) - nossa indicação cultural que agrega ao seu repertório para os vestibulares - trata de um dos maiores tabus contemporâneos, mas que é um tema de discussão fundamental: os rótulos da masculinidade e os efeitos nocivos para as crianças, adolescentes, homens e mulheres.

A máscara da qual se refere o documentário trata justamente do estereótipo de ser homem, ou seja, da criação de mitos no ideário da masculinidade: não chorar, saber brigar usando a força física, ser “pegador” etc. A produção aborda as consequências desses rótulos e até mesmo a desumanização dos homens: graves quadros mentais como crises de ansiedade, pânico e desespero. Além de outras questões como o machismo e a objetificação da mulher.

Apesar de ser ambientado nos EUA, muitos dos questionamentos levantados pelo documentário são convenientes também no Brasil e em vários países do mundo. A discussão saudável se faz necessária.

É fundamental para o vestibulando saber debater sobre temas relativos à sociedade e ao mundo contemporâneo. Aqui no Cursinho da Poli, além das aulas de Sociologia e Redação, temos atividades como o Café & Sofia, que sempre trazem discussões atuais sobre diversos temas. Matricule-se e faça parte disso!

Está disponível no serviço de streamming Netflix.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura