Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica: “No” (2012)



O filme ‘No’, do diretor Pablo Larraín, conta como foi a campanha do plebiscito que tirou o ditador Augusto Pinochet do poder no Chile. No contexto, ele sofria pressão internacional para legitimar seu governo, pois, em 1973, não havia sido eleito pelo povo. Sendo assim, no ano de 1988, convocou um plebiscito.

A opção “sim” mantinha Pinochet no poder, enquanto o “não” obrigava-o a convocar eleições diretas para presidente no ano seguinte. O filme apresenta o personagem fictício René Saavedra (Gael García Bernal), publicitário responsável por promover a campanha que levaria ao fim daquela ditadura.

Durante a campanha do “não”, eles aproveitavam os 15 minutos diários que tinham por um mês nas rádios e nas TVs chilenas pra expor os horrores causados pela repressão durante a ditadura.

A obra trata da importância da comunicação social e da publicidade num contexto político decisivo – se você pretende prestar vestibular, a dica é valiosa! Além disso, é imprescindível para ajudar nos estudos de História. Saiba mais nas nossas aulas!


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura