Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Cursinho da Poli indica “O jogo da imitação”



O filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game) foca na história do matemático britânico Alan Turing, considerado o pai do que hoje entendemos por ciências da computação. Nossa indicação cultural, além de retratar um importante cientista para a humanidade, aborda o cenário da Segunda Guerra Mundial, principalmente em relação a hábitos e valores sociais do Reino Unido na época.

No filme, ambientado em 1939, a agência de inteligência britânica MI6 recrutou Alan Turing, até então um aluno da Universidade de Cambridge, para decifrar códigos nazistas, incluindo o "Enigma", que criptógrafos acreditavam ser insolucionável. Turing comandou o time que tentava interpretar mensagens transmitidas, via rádio, pelas unidades de combate alemãs, para auxiliar as tropas inglesas em movimentos e contra-ataques.

Alan Turing é tido como herói pela atuação bem sucedida na guerra. No entanto, em 1952, ele foi condenado por “indecência” e sua vida se transformou em uma verdadeira tortura. Tudo isso por ser homossexual em um contexto que considerava essa condição como crime.

Somente 59 anos após morrer intoxicado por cianeto, substância usada no processo de castração química ao qual foi obrigado a se submeter, Turing recebeu o perdão real. Em 2009, um pedido de desculpas póstumas já havia sido feito ao criptógrafo pelo então primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

O Jogo da Imitação é um filme fundamental para estudar questões sobre a Segunda Guerra e também sobre uma sociedade marcada por tradicionalismos e preconceitos. Tópicos essenciais para compreender e usar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos principais vestibulares do país.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura