Fique por dentro do Cursinho da Poli



Simulados e Gabaritos

Simulado Fuvest: Confira o gabarito e resolução



Expectativas da Banca Examinadora

Análise da proposta

O simulado de redação exige a elaboração do um texto de tipo dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A questão dos refugiados no atual cenário mundial”. Acompanhando a proposta, há três textos sobre o mesmo tema. O primeiro, uma notícia de jornal, trata da morte de cem pessoas no Mar Mediterrâneo quando estas faziam a travessia a partir da Líbia em direção à Europa. Essa notícia informa ainda que a Agência da ONU para a Imigração (OIM) totalizou mais de 171.635 imigrantes irregulares que conseguiram fazer essa travessia em 2017.  Destes 3.116 desapareceram no mar.

O segundo texto, também uma notícia de jornal, trata inicialmente do aumento da procura de cidadãos estrangeiros buscando refúgio ou proteção no Brasil. Em 2017, houve uma alta de 118% em relação a essa procura, sendo a maioria de  venezuelanos fugindo da crise humanitária instalada no país vizinho. A notícia informa ainda que em 2017, no mundo todo, 68,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixarem suas casas.  Entre elas, integrantes da minoria rohingya de Mianmar, em função de uma limpeza étnica, ocorrida nesse país. Além disso, habitantes do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo também tiveram que deixar seus países e buscar abrigo em outros lugares.  

O terceiro texto é um depoimento de Michael Ignatieff, professor de Harvard,  sobre a necessidade de uma reação global a respeito da crise humanitária instalada em diversas partes do mundo. Para o professor, o problema dos refugiados não diz respeito apenas a uma ou outra nação, pois ele é global, o que exige também uma reação global.

De posse dessas informações, o aluno pode seguir alguns encaminhamentos, explicitados a seguir. 

Encaminhamentos possíveis

Inicialmente, o candidato precisa saber que a crise dos refugiados é um assunto bastante conhecido na história da humanidade e exige uma gama de conhecimentos geopolíticos, históricos, sociológicos, literários, entre outros. Mas exige também, e principalmente, uma postura de perspectiva humanitária.

Uma das mais antigas e conhecidas referências de que dispomos sobre pessoas que tiveram de deixar seus domínios e se assentarem em outro lugar é o livro Êxodos, da Bíblia, que trata da diáspora dos judeus do Egito, onde viviam como escravos. O candidato poderia, portanto, fazer referência a esse fato, como introdução para a sua dissertação.

Para desenvolver a argumentação, ele poderia lançar mão tanto de dados e fatos dos textos de apoio quanto de conhecimentos legitimados pelas várias áreas do conhecimento. Um dos encaminhamentos possíveis, em se tratando da crise dos refugiados venezuelanos, que atinge diretamente os brasileiros, é tratar do aporte econômico que o Brasil poderia fornecer à vizinha Venezuela, já que, por enquanto, mostra-se pífia a ajuda oferecida pelo Brasil no que se refere à abertura de suas fronteiras.  O governo ditatorial de Nicolás Maduro também poderia servir de mote para o candidato rechaçar qualquer tipo de governo que não trabalhe em função de melhorias para o seu povo.

  Em outro contexto, a comunidade internacional, por meio da ONU,  poderia ajudar a resolver conflitos étnicos como o de Minmar, por exemplo, que levaram 655,5 mil pessoas a se refugiarem em Bangladesh. Países ricos como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, entre outros, também poderiam ampliar fronteiras e conceder ajuda humanitária a quem precisa, com o objetivo de resolver conflitos e reverter os fluxos migratórios entre as nações. Construir muros, separar crianças dos pais ou negar ajuda humanitária a refugiados são ações que só aprofundam ainda os problemas já existentes.

No mais, o candidato precisa estar ciente de que, embora este seja um tema quase perene na história da humanidade, ele exige medidas urgentes, se pesarmos que, de certa forma, diz respeito a todos nós.   

Confira o gabarito da prova.

Confira a resolução da prova.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura