O mês de outubro é rosa! A campanha ‘Outubro Rosa’ se trata de uma conscientização a respeito do câncer de mama, o mais comum entre mulheres. Durante todo o mês, diversas iniciativas são realizadas tanto por meios privados quanto públicos.

O foco principal da campanha é fazer um alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que 59 mil novos casos devem ser registrados em 2018. Existem diferentes tipos de câncer de mama. Alguns deles evoluem de forma rápida e outros mais lentamente. Por isso é importante que a mulher se cuide e conheça seu corpo.

O autoexame é extremamente importante e pode ser feito em casa, no banho, por exemplo. Por meio da palpação e visualização, deve-se notar se há presença sintomas como caroços, vermelhidão, retração na pele (aspecto de casca de laranja); alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. A rede pública também oferece assistência integral aos pacientes com câncer, desde diagnóstico, tratamento, acompanhamento até oferta de medicamentos. Também são oferecidas cirurgias oncológicas (mastectomia, conservadoras e reconstrução mamária), radioterapia e quimioterapia.

É importante lembrar que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Ajude a espalhar essa mensagem!


Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply