A USP (Universidade de São Paulo) chegou ao segundo ano de adesão parcial ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) com um aumento considerável no sistema de cotas. Serão 586 vagas, das 2.338 disponíveis pelo Sisu, reservadas a estudantes de escola pública autodeclarados pretos, partos ou indígenas.

A implantação da política de ação afirmativa foi uma quebra de tabu histórica na maior e mais conceituada instituição de ensino superior do país. A decisão, porém, não foi feita pela universidade toda. Após a aprovação, no Conselho Universitário (CO), da adesão parcial ao Sisu, em julho de 2015, cada faculdade, escola ou instituto passou a ter autonomia para definir se participaria ou não da seleção, com quantas vagas e de que forma.

Confira alguns números:

Aumento de vagas

Desde o ano passado, a quantidade de vagas da USP oferecidas pelo Sisu cresceu em 57%, distribuídas em 121 cursos. Em números absolutos agora são 2.338 vagas, representando 21,11% do total de vagas oferecidas nos cursos de graduação da Universidade. Em 2016, quase metade das vagas da USP no Sisu ficaram vazias, e foram preenchidas pelos candidatos da Fuvest.

Mais unidades romperam a tradição de apenas selecionar novos estudantes por meio do vestibular da Fuvest, e o número de cursos com pelo menos uma vaga reservada para alunos pretos, pardos ou indígenas saltou de 13 para 50. Dos 37 cursos que estreiam neste ano no Sisu, 14 terão pelo menos 30% das vagas selecionadas via Enem, e sete aderiram com menos de 10% das vagas. Cursos bastante procurados, como Jornalismo e as Engenharias da Escola Politécnica, também entraram.

O curso de Relações Internacionais aumentou para oito o número de vagas na cota racial. Mas, em contraponto, muitos dos cursos mais concorridos ainda não aderiram: Medicina em São Paulo, é um dos 22 que não aceitam a nota do Enem.

Entre os 121 cursos que entraram no Sisu, a média de vagas separadas para os candidatos do Enem é de 22,3%. O curso que tem a maior porcentagem de vagas é o de Editoração na ECA: das 15 vagas, cinco serão preenchidas através do sistema. Já em termos absolutos, o curso da USP com o maior número de vagas oferecidas no Sisu é letras: 255 das 849 vagas serão incluídas no sistema, o que representa 30% do total.

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply