Fique por dentro do Cursinho da Poli



Vestibulares e Enem

Enem 2017: Inscrições abertas



Você já pode se inscrever para o Enem 2017! Basta acessar o site do Inep, disponível para acesso no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Ao entrar na página, você deve clicar sobre o link destinado às inscrições para as provas. O prazo de inscrição termina às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa do exame este ano é R$ 82. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

No ato da inscrição, você deve informar telefones fixo ou celular, além de e-mails, para que o Inep possa entrar em contato. Os dados devem estar atualizados.

Os documentos necessários para inscrição no Enem 2017 são CPF e RG. Portanto, ao acessar o site, é importante ter em mãos os números de ambos. É importante também ler o edital com atenção, e, ao criar o cadastro, criar uma senha pessoal que seja fácil de lembrar, pois sempre será pedida.

É também na inscrição que você escolhe a opção de língua estrangeira, inglês ou espanhol. Deve-se indicar a cidade onde querem fazer o exame, que não precisa ser o local onde o participante reside.

 É possível ainda solicitar atendimento especializado ou específico. Atualmente, o Inep disponibiliza guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em braile, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, entre outros mecanismos para promover a acessibilidade.

Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo Libras, oferecida em caráter experimental. Participantes com surdez e deficiência auditiva poderão selecionar apenas um tipo de recurso.

Os participantes transexuais e travestis devem fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela Página do Participante, o uso do nome social.

Quando for finalizado o processo de preenchimento dos dados, será gerado um número de inscrição em uma página, com o resumo das informações fornecidas. Nessa seção também é indicada a situação da inscrição. Você deve conferir os dados. Até o término das inscrições, é possível atualizar dados de contato, mudar o município escolhido para a realização das provas e a opção de língua estrangeira, além de solicitar atendimento especializado e/ou específico. Terminado o prazo de inscrição não é possível fazer qualquer alteração.

Isenções

A solicitação da isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 deve ser feita no ato da inscrição. O candidato poderá ver se o pedido de isenção foi aceito ou não diretamente na Página do Participante, online. Estão isentos do pagamento da taxa:

• Candidatos que vão concluir o Ensino Médio em escola pública em 2017. São isentos automaticamente no ato da inscrição.

• Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola pública e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

• Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo com bolsa integral em escola particular e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

• Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa.

• Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal total seja de até três salário mínimos.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura