Fique por dentro do Cursinho da Poli



Se liga

Pelo fim da violência contra as mulheres



O dia 6 de dezembro marca uma data de mobilização dos homens no combate a violência praticada contra as mulheres no Brasil. A campanha original foi criada no Canadá após o assassinato de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal em 1989.

Na época, o crime levantou um intenso debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres, dando origem à Campanha do Laço Branco. O movimento tem a missão de promover a igualdade de gênero.

No Brasil, a representatividade feminina em algumas profissões ainda é muito baixa, principalmente em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens, como a engenharia. Segundo dados do Censo Nacional da Educação Superior, apenas 30% dos alunos matriculados nos cursos de engenharia civil em 2015 são mulheres.

Os números de assassinatos de mulheres no Brasil são alarmantes: de acordo com o Mapa da Violência 2015, o país tem a quinta maior taxa de feminicídios do Mundo.

Esses dados mostram que temos muito a caminhar no combate à violência contras as mulheres, e também na luta pela igualdade de oportunidades nos diversos setores da sociedade. Seja no mercado de trabalho, nas universidades ou nas ruas, a mobilização pela igualdade entre homens e mulheres é responsabilidade de todos.


Voltar


Categorias em Destaque

Arquivo


Pesquise o que procura