“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” Esse é o primeiro artigo desse importante documento que reconhece as liberdades fundamentais das pessoas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada em 10 de dezembro de 1948, pela recém criada Organização das Nações Unidas. Na época, a Europa ainda se recuperava da destruição causada pelos conflitos da Segunda Guerra Mundial, gerando um consenso de paz entre os líderes mundias. A ideia era criar as condições para que as atrocidades cometidas no contexto da guerra não voltassem a acontecer.

O primeiro esboço da declaração teve a participação de mais de 50 países na redação e foi apresentado em 1946, na Assembleia Geral da Onu. A partir de 1947, o texto começou a ser analisado pela Comissão de Direitos Humanos, que apresentou a versão final em 1948.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi uma conquista de toda a Comunidade Internacional. O texto estabelece as bases da civilização, “considerando o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. 

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply