Guerra Fria, União Soviética, Revolução Russa… O G1 selecionou dez questões de vestibulares passados sobre a Rússia, e professores dão dicas de como se preparar para questões sobre o tema.

Por Ana Carolina Moreno, G1, São Paulo

Sede da Copa do Mundo de 2018, a Rússia é uma das potências com maior influência diplomática no mundo, e protagonista de diversos eventos históricos que costumam ser pedidos nos vestibulares.

Segundo professores ouvidos pelo G1, os assuntos mais frequentes envolvendo a Rússia nas questões das provas são a Guerra Fria, a Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os assuntos de história do Brasil costumam ser mais predominantes do que história geral e, por isso, não há cobranças específicas citando a Rússia na matriz de referência. Porém, os professores Rui Calaresi e Fernando Rodrigues, que dão aulas de geopolítica e história, respectivamente, no Cursinho da Poli, explicam que há uma série de habilidades exigidas pelo Enem que podem vir a citar o tema de alguma forma.

Veja abaixo:

  • Competência 1, habilidade H3: associar manifestações artísticas com processos históricos
  • Competência 2, habilidade H7: identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
  • Competência 3, habilidade H13: analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder
  • Competência 3, habilidade H14: comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas
  • Competência 3, habilidade H15: avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história

“Os principais vestibulares, quando abordam Rússia, o fazem principalmente quanto ao momento da Guerra Fria, quando o que existia era a URSS”, explica Rui Calaresi. Por isso, questões sobre a corrida espacial e a Organização das Nações Unidas podem explorar a tensão armamentista e a bipolarização do mundo naquele período.

Mas as provas também abordam os aspectos geopolíticos da Rússia atual, “como os conflitos com Geórgia e Ucrânia, os problemas internos de ordem separatista como a Chechênia e as relações entre a Rússia e o Ocidente”, cita ele. Outra questão recente é a atuação da Rússia na guerra da Síria, ao lado do presidente sírio Bashar al-Assad.

Segundo Fernando Rodrigues, para os estudantes compreenderem os temas envolvendo a Rússia “é pré-requisito valioso” conhecer os itens principais sobre a ideologia marxista para poder compará-la com o “capitalismo liberal democrático do Ocidente”, principalmente nos Estados Unidos. Ele resume a proposta marxista em quatro pilares: revolução de vanguarda, luta de classes, ditadura do proletariado e comunismo.

Copa e União Soviética

Já o professor Fábio Romano ressalta que “falar de Rússia antes de 1990 é falar de União Soviética” e, consequentemente, da Guerra Fria. Ele diz, ainda, que um episódio entre Brasil e União Soviética, que se enfrentaram na Copa de 1958, entrou para a história.

“O Brasil venceu e essa vitória foi uma espécie de ‘marco’ daquele Mundial, pois os soviéticos, por conta da Guerra Fria e seus ‘segredos’, eram tomados como ‘máquinas produzidas para vencer'”, contou Romano. “Naquele contexto, isso exercia uma pressão psicológica enorme sobre os adversários, e não foi diferente com o Brasil. Passar pelos soviéticos deu credibilidade à seleção brasileira, que venceria o mundial pela primeira vez.”

Rui Calaresi lembra que, quando o assunto é Copa, o “candidato deve abordar o tema em seus estudos de forma abrangente, relacionando os aspectos geopolíticos aos de caráter cultural, econômico, natural, histórico entre outros”, com uma leitura crítica do enunciado.

“O que se pode explorar são as dimensões territoriais do país e seus desdobramentos: fusos horários, climas, paisagens naturais. Também pode se explorar os sistemas operacionais de transportes e comunicações e sua influência num evento como uma Copa do Mundo”, afirmou Calaresi.

Veja abaixo uma lista de dez questões de seis vestibulares diferentes, para testar seus conhecimentos. As respostas corretas, segundo os gabaritos oficiais, estão listadas a seguir.
1- Unicamp 2018

2- Uerj 2018

3- Unesp 2015

4- Fuvest 2000

5- Enem 2014

6- Unesp 2016

7- Fuvest 1998

8- FGV Economia 2014

9- Unicamp 2016

10- Uerj 2015


RESPOSTAS DAS QUESTÕES:

  1. D
  2. D
  3. B
  4. E
  5. E
  6. C
  7. B
  8. E
  9. D
  10. D

Reportagem publicada no Portal G1. Clique aqui para ver a original.

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply