Rafael Lancellote

Nos últimos anos, a disciplina de Filosofia tem ganhado espaços cada vez maiores nos principais vestibulares do Brasil, como, por exemplo, o Enem e a Fuvest.

Os temas relacionados com Filosofia podem ser encontrados em todas as áreas do conhecimento, inclusive naqueles que, aparentemente, não teriam qualquer ligação com ela, como a Matemática e as Ciências da Natureza.

Isso ocorre devido ao grande espectro analítico coberto pelos pensadores que constituíram o pensamento filosófico.

Desde os Pré-Socráticos já havia essa preocupação com o conhecimento acerca do funcionamento da natureza por nomes como Demócrito, Parmênides e Heráclito, cujas contribuições foram o ponto de partida para diversas reflexões científicas séculos mais tarde. Da mesma forma, Pitágoras e seu famoso teorema onipresente em toda a matemática, bem como Platão e seus sólidos geométricos. Sem contar Aristóteles e o fundamento da lógica, desenvolvida a partir da sistematização de sua filosofia que fundamentou todo o conhecimento humano e da natureza até meados do século XVII.

Na modernidade temos ainda Descartes e seu método racional e dedutivo, fundamentais para as ciências, assim como os empiristas John Locke, Francis Bacon e David Hume trazendo as experiências para a fundamentação do conhecimento.

Ainda na Modernidade, surge uma reflexão política preocupada em compreender as relações entre indivíduo e sociedade que tem Maquiavel, Thomas Hobbes, Montesquieu, Jonh Locke e Rousseau dentre seus principais nomes. Esses teóricos foram fundamentais para estabelecer e compreender fundamentos dos direitos civis, políticos e sociais que ganhariam espaço após a Revolução Francesa.

Cerca de um século depois, preocupado com o estabelecimento de princípios morais, destaca-se Immanuel Kant, reconhecido como o principal nome da Filosofia Moderna e que, por isso, foi tema da redação da Fuvest em 2016.

Ainda temos Karl Marx e suas contribuições na Sociologia, Economia e Ciência Política, que o torna presença obrigatória nas reflexões sobre a sociedade capitalista e o mundo do trabalho, temas abordados comumente nas áreas de Geografia e História.

É possivel ainda citar nomes como Nietzsche, Schopenhauer e Sartre, que são figuras carimbadas nos vestibulares devido às críticas potentes aos valores da modernidade e à metafísica.

Como podemos perceber, a Filosofia está presente nas diversas áreas do conhecimento. Ela permite aos alunos formar um posicionamento crítico em relação à realidade dada, possibilitando o desenvolvimento de um espírito analítico e crítico. Essas habilidades são indispensáveis para o sucesso nos vestibulares, e talvez sejam ainda mais importantes para reflexões sobre o modo de viver.

*Rafael Lancellote é professor de filosofia do Cursinho da Poli.

Cursinho da Poli

Author Cursinho da Poli

More posts by Cursinho da Poli

Leave a Reply